quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Partido Alto - Curta de Leon Hirzman

Alguns dizem que é um gênero de samba, outros que é o verdadeiro samba. Já foi comparado ao "Repente Nordestino". Sua origem são as festas do Jongo, onde era batido em tambor chamado candongueiro, angumavita ou caxambu. Aniceto do Império dizia que a denominação "bambas" vinha de "turumbambas" que eram os praticantes do Jongo. As longas estrofes podem apresentar seis ou mais versos, ou seja, o partideiro tem que versar em sextilhas. Tem partideiro que prefere versar em tercetos, mas é obrigatório que os dois primeiros versos rimem entre si, e o último verso rime com o refrão! É o improviso e tem que ter coro pra cantar o refrão. Melhor do que ler toda essa teoria é assistir ao curta "Partido Alto (1982) de Leon Hirzman". Você vai escutar explicações de mestres, dos bambas. O curta conta com a participação de Candeia, Manacéia, Argemiro, Casquinha, Paulinho da Viola (o jovem que participa e narra), entre outros! Eu já tinha ouvido falar do curta, mas só agora tive a oportunidade de assistir. Coloquei o link no blog pra quem quiser. São 22 minutos de partido alto e boas risadas.
Agora me deêm licença, "...eu vou chorar, meu bem, não chora, que eu vou, embora...".

Beijo grande no coração!

Nenhum comentário: